segunda-feira, 3 de março de 2008

"Eu tenho um sonho", Martin Luther King

Oi turma. No próximo dia 04 de abril, completam 40 anos do assassinato do pastor batista Martin Luther King, em Menphis. King foi o mais renomado líder do movimento pelos direitos civis nos EUA. Depois da abolição da escravidão por Lincoln, em 1863, foi feita uma emenda à constituição igualando os direitos dos negros aos dos brancos. Mas os estados, principalmente os do sul, escravistas, protestaram, argumentando que cada estado é que deveria elaborar sua própria legislação sobre os direitos civis. Resultado: a maioria dos estados retiraram o direito de voto e de ser votado para os negros, além de vários instituírem a segregação racial, com escolas e igrejas para negros e brancos. Algumas das práticas absurdas previa a proibição dos negros sentarem nos bancos dianteiros dos ônibus, só podendo fazê-lo na parte traseira do veículo.

Luther King liderou os grandes boicotes contra as empresas que adotavam algum tipo de discriminação, contra as empresas de ônibus, marchas sobre Washington, pressões para a elaboração de leis de igualdade racial e de compensação para os negros. Em 1963, o presidente Kennedy assinou as leis nacionais de direitos civis, que impunham a todos os estados a igualdade no tratamento entre negros e brancos, independente da vontade do estado, como seria inicialmente na emenda à constituição por volta de 1863.

Entre alguns de seus mais famosos discursos, está o "I have a dream" (eu tenho um sonho), onde ele trata de um mundo sem preconceitos. Belo, sensível, utópico, sonhador. O próximo post é o discurso original, em inglês. Depois coloco a tradução. Vale pelas imagens da época, para revisar a história da segunda metade do século XIX e para treinar o inglês. rsrsrs.

Nenhum comentário: