quinta-feira, 17 de maio de 2007

Império Romano - Esquema para estudo (I)

Otávio (27 a.C. – 14 d.C.)

Centralização do poder e das magistraturas.
Pax Romana: fim das conquistas e administração das províncias.
Política do pão e circo.
Criação da Ordem Eqüestre (composta pelos cidadãos ricos) com direito a ocupar cargos públicos ao lado dos patrícios.

Dinastia Júlio-Claudiana (14 a 96)

Retomada dos conflitos entre patrícios e plebeus. Confrontos sangrentos entre o senado e os imperadores. Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. Perseguições aos cristãos.

Dinastia Antonina (96 a 193)

Apogeu do império. O século I é considerado o “século de ouro” de Roma. Os imperadores são de famílias vindas das províncias (Espanha e Gália).
A sucessão de Cômodo em 193 mergulhou o império em uma guerra civil. Nesse ano Roma teve quatro imperadores, sendo o último, Sétimo Severo, aquele que conseguiu estabilizar-se no governo. Entretanto, a dinastia dos Severos foi marcada pelo rompimento do equilíbrio externo do império. Em 212, a cidadania foi estendida a todos os homens livres. Últimas conquistas com Trajano.

Dinastia Ilíria

Entre 235 e 284 sucederam-se diversas crises políticas, mas, sobretudo, econômicas. Os episódios são conhecidos como a “crise do século III”.
Crise do século III – falta de mão de obra, queda na produção, inflação, surgimento do colonato, início do êxodo urbano.

Diocleciano (284/305) – Criação da Tetrarquia (divisão administrativa do império), intervenção na economia para conter a crise, resolver o abastecimento e os preços, perseguição aos cristãos.

Constantino (306/337) – Fim da Tetrarquia. Edito de Milão, dando tolerância ao culto cristão (a partir da própria conversão de Constantino). A conversão levou o imperador a temer por um golpe, estimulando o projeto da reforma de Bizâncio, sua mudança de nome para Constantinopla e sua posição de segunda capital para o império.

Teodósio (379/395) – Edito de Tessalônica (391) tornando o cristianismo a religião oficial do império e proibindo logo depois, os cultos pagãos e politeístas.

Crise final do império (século V)

Ruralização da economia e da sociedade.
Rompimento do equilíbrio com os povos bárbaros na fronteira, a partir da pressão que estes recebem dos ataques dos hunos. Os deslocamentos dos bárbaros assumem ares de invasões e os choques são cada vez mais violentos com as tropas do império. Até que em 476 a própria Roma é invadida, saqueada e incendiada.

Um comentário:

Unknown disse...

Pessoal, tenho um ótimo seriado pra quem estiver interessado em conhecer mais sobre a história de Roma. "ROMA" produzido pela HBO, mostra em dez episódios (5 dvds) a ascenção e queda de Júlio César. O que não falta são personagens históricos, como Marco Antônio, Pompeu, Otávio, Cícero, Brutus, Cleópatra, Pitolomeu II, e outros. Mostra tbm a relação entre patrícios e plebeus na sociedade romana. Claro que tem um romancezinho e umas mentirinhas, mas vale à pena assistir.