segunda-feira, 19 de março de 2007

Mesopotâmia

O Tigre e o Eufrates nascem nos planaltos do Irã e deságuam no Golfo Pérsico.

a) Sumérios – Região sul. Caldéia. Área fértil, com solo de aluvião (deposição de sedimentos arrastados pelos rios). 4000/3000 a.C. Bronze, canais e escrita. Ur, Uruch, Lagash, Nippur.

b) Acádios. Tomaram as cidades sumérias. Agade, Sippar e Babilônia. Absorveram a cultura suméria. Rei Sargão.

c) Amoreus/Império Babilônico – Hamurábi e o Código. Apesar de ter o nome do rei, é importante lembrar que ele é a sistematização de todo um conjunto de regras que datam de há muito tempo. O Código é também lembrado pelo seu suposto aspecto legitimador da vingança (princípio de Talião, “olho por olho, dente por dente”). É importante perceber o Código como um marco da civilização: (a) o direito de vingança é realmente legitimado pela lei, mas isso explica-se pela idéia de pena que vigora até o século XIX, associando-a à noção exclusiva de punição (a partir do século XIX ganhou corpo a idéia da pena como instrumento de punição, mas também de ressocialização do criminoso); (b) a vingança passava a ser exercida pelo Estado, não mais pelo indivíduo; (c) a pena não passa da pessoa do criminoso nem ultrapassa (pelo menos, na maioria das vezes) o delito cometido. Por tudo isso, o Código de Hamurábi é um marco na constituição do Estado e da Civilização. Os babilônicos enfrentaram grupos indo-europeus (hititas, medos e persas), o que favoreceu a ascensão da Assíria.

d) Assírios – Semitas, do norte da região, tinham a capital em Assur, também chamada de Nínive. Sua expansão deu-se com Sargão II, conquistando o reino de Israel (o reino do Norte, após a morte de Salomão) e a Síria. Depois foram governados por Senaqueribe e Assubanípal, que tomaram o Egito. Usavam cavalos, carros atrelados a eles e armas de ferro. Nínive foi destruída em 612 a.C.

e) II Império Babilônico – Nabucodonosor (605/562 a.C.) – conquistou o reino de Judá (o reino do Sul após a morte de Salomão). Foram conquistados depois por Ciro (persas) em 539 a.C. Nessa época deu-se o Renascimento Saíta no Egito.

Escrita – cuneiforme, decifrada por Grotenferd (1802) e Rawlinson (1832). Em 1901 ocorreu a descoberta da pedra com o Código de Hamurábi. Religião – Politeísta, um dos deuses principais era Marduque, de Assur. Desenvolveram a astrologia e os conceitos básicos do zodíaco, a partir das observações astronômicas feitas nos zigurates. Desenvolveram um sistema numérico de base sexagesimal, o que contribuiu para estabelecer a divisão do círculo em 360º, a divisão do dia em 24 horas, das horas em 60 minutos e destes em 60 segundos. Possuíam um calendário lunar com 12 meses (6 de 30 + 6 de 29 dias).

Nenhum comentário: