sexta-feira, 28 de março de 2008

Abreu e Lima e o cemitério dos ingleses.

Quando morreu, o bispo Cardoso Ayres proibiu que o corpo de Abreu e Lima fosse sepultado em qualquer cemitério católico. Detalhe, todos os cemitérios eram administrados pela Igreja Católica até a proclamação da república em 1889. O motivo da briga eram as posições do velho general em favor da liberdade religiosa e sua vinculação com a maçonaria.

O problema dos cemitérios também ocorreu em relação aos ingleses. A maioria dos que fixaram residência no Recife (depois de virem atraídos pelos negócios entre o estado e a Inglaterra) eram anglicanos ou presbiterianos e tinham sepultura negada pelo clero católico quando faleciam. O problema foi resolvido através de um acordo entre o imperador D. Pedro II e o governo inglês, com a doação nas principais províncias de terrenos para a construção de cemitérios voltados para os ingleses protestantes. Aqui no Recife, o Cemitério Britânico fica no cruzamento da av. Cruz Cabugá com a Av. Norte, próximo ao Shopping Tacaruna.

Quando a sepultura foi negada a Abreu e Lima, o Cemitério Britânico abriu suas portas e recebeu o corpo do general, que está até hoje no mesmo lugar. Algumas tentativas de remover o corpo para um mausoléu a ser construído no Cemitério de Santo Amaro foram rejeitadas por descendentes, que afirmaram que a manutenção do sepulcro no Cemitério dos Ingleses representaria as convicções e a vontade do general, além de ser um marco para a memória da história da província.

Um comentário:

Yslla Duarte disse...

Cláudio, você podia fazer um resumo das idéias de Marx? Eu não entendi absolutamente nada sobre materialismo histórico, dialético...

Dá para explicar quais as propostas de Marx?