quarta-feira, 19 de março de 2008

Tratado de Versalhes - uma nova conjuntura internacional...

O Tratado de Versalhes apontou para um mundo diferente daquele do século XIX. Ele marcou o fim dos grandes impérios dos séculos anteriores (russo, turco-otomano, austro-húngaro e alemão) e a ascensão dos EUA no cenário internacional.

Durante todo o século XIX os EUA assumiram uma postura diante da política internacional que é chamada de isolacionismo. Essa expressão não é pejorativa, mas reflete a disposição do país em garantir a sua hegemonia sobre a América Latina, principalmente a América Central. A compreensão de seus sucessivos governos era de que as guerras e os conflitos europeus não eram de seu interesse. E não eram mesmo. Vejamos. Qual o interesse dos EUA nas guerras napoleônicas? Nos conflitos entre liberais e os que desejavam a volta do absolutismo durante a década de 1830 e 1840? Na unificação italiana e alemã? Eram conflitos europeus, que em última análise buscavam eliminar os restos da herança feudal e criar as bases sociais, jurídicas e políticas do capitalismo e da política modernos. O isolacionismo americano foi assinalado pelo discurso do presidente James Monroe, que ficou conhecido por Doutrina Monroe: "A América para os americanos". Essa doutrina marcou a posição dos EUA diante das articulações da Inglaterra em apoio às independências latino-americanas e o sinal de que a sua prioridade era a hegemonia sobre a América Latina.

As posições assumidas pelo governo americano durante a Grande Guerra marcaram a passagem desse isolacionismo para o desejo de afirmar-se mais ativamente no cenário internacional. O presidente Woodrow Wilson foi o responsável por propor a entrada do país na guerra e depois, também propôs a criação da Liga das Nações. O congresso americano, entretanto, controlado pelos republicanos, primeiro demorou a aprovar o envio de tropas ao conflito, e depois rejeitou a entrada do país na Liga das Nações. São informações que nos indicam o profundo debate em que a sociedade americana estava envolvida, sobre o papel que ela deveria assumir naquele momento em que as grandes potências européias estavam em declínio.

Nenhum comentário: