quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Democratas e Republicanos, regras diferentes nas primárias.

Um elemento que contribui para complicar as prévias americanas é a diferença das regras adotadas pelo Partido Democrata e pelo Partido Republicano. Entre os republicanos, quem ganha as prévias em um estado leva o voto de todos os representantes (delegados) daquele estado na convenção do partido. Por exemplo, a vitória de McCain sobre Huckabee faz com que TODOS os delegados do estado votem em McCain. Entre os democratas, os representantes são divididos proporcionalmente entre os candidatos, de acordo com a votação que eles obtiveram. Por exemplo, em um estado no qual Obama obteve 60% dos votos e Hillary 40%, os votos dos delegados são divididos da mesma forma.

MAS, ATENÇÃO! Existem, ainda, nos dois partidos, os super-delegados. Eles são figuras de importância dentro do partido que não precisam ser votados para participar da sua convenção, pois adquirem esse direito por serem senadores ou ex-presidentes, por exemplo. Todos os senadores de cada partido são superdelegados, bem como os ex-presidentes do país. Todos os superdelegados podem votar em quem quiserem, independente do resultado das votações de seus estados, daí o nome que tem.

Por isso, diante de um resultado muito apertado entre os delegados normais, eles podem fazer a diferença. Tanto Hillary quanto Obama estão marcando cerrado em cima de todos eles, para garantir a escolha do partido no meio do ano.

Nenhum comentário: